O Sistema Integrado de Planejamento e Gestão Fiscal (SIGEF), desenvolvido pela Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina (SEF/SC), será utilizado pelo Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços (CGIBS), órgão responsável por coordenar a implementação do novo modelo tributário nacional previsto na Reforma Tributária.
Reconhecido em todo o país como referência em eficiência, transparência e governança fiscal, o SIGEF foi cedido pela SEF/SC a pedido do presidente do CGIBS, Flávio César Mendes de Oliveira, após avaliação do Grupo de Coordenação Estratégica (GCE), que o aprovou como a solução mais adequada às necessidades do comitê.
Atualmente, o sistema integra todas as áreas do Governo de Santa Catarina — planejamento, orçamento, finanças e contabilidade — em uma única plataforma, garantindo agilidade e confiabilidade na gestão pública. Em 2024, o governador Jorginho Mello autorizou o uso do SIGEF também pelo Governo de São Paulo, em parceria com o governador Tarcísio de Freitas. Estados como Maranhão, Rio Grande do Norte e Rondônia, além das prefeituras de Salvador, Porto Alegre, Maceió e João Pessoa, já utilizam ou estão em fase de adoção da ferramenta.
Segundo o secretário da Fazenda, Cleverson Siewert, a decisão reforça o protagonismo catarinense: “O uso do SIGEF pelo Comitê Gestor do IBS demonstra o compromisso de Santa Catarina com a modernização e a responsabilidade fiscal”.
A diretora de Contabilidade e de Informações Fiscais, Vera Lúcia Hawerroth Santana, destacou que o SIGEF tem contribuído diretamente para o desempenho do Estado, que em 2025 manteve nota A na Capacidade de Pagamento (CAPAG) e conquistou o certificado CAPAG A+ no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal da Secretaria do Tesouro Nacional.