A Receita Estadual do Rio Grande do Sul realizou, nesta terça-feira (6/5), a Operação Occultare V, com foco na repressão à sonegação de ICMS por um grupo de empresas atuantes na produção e comercialização de tintas, vernizes e outros materiais de construção. As empresas investigadas estão localizadas na Região Metropolitana de Porto Alegre.

A operação apura indícios de omissão de saídas, ou seja, vendas realizadas sem a emissão de notas fiscais ou com documentos subfaturados. Essa prática irregular resulta na evasão de impostos devidos ao Estado. Durante as análises preliminares, a Receita identificou a possível omissão de cerca de R$ 30 milhões em vendas não registradas nos últimos cinco anos. O valor sonegado pode ser ainda mais expressivo, considerando operações com produtos sujeitos à substituição tributária, em que também não houve recolhimento do ICMS-ST, além do ICMS próprio.
Coordenada pelo Grupo Especializado Setorial de Polímeros (GES Polímeros), a operação contou com a participação de nove Auditores-Fiscais, três Analistas Tributários e apoio da Brigada Militar. O objetivo principal da ação foi a busca e apreensão de documentos e provas que comprovem as fraudes.
Segundo a Receita Estadual, novas operações estão previstas para os próximos meses em diferentes setores da economia, reforçando o compromisso com o combate à sonegação fiscal. A iniciativa visa não apenas recuperar os valores sonegados, mas também promover justiça fiscal, protegendo os contribuintes que cumprem suas obrigações e combatendo a concorrência desleal.