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PGE/SC Evita Perda Bilionária ao Impedir Crédito Indevido de ICMS por Empresa do Setor de Papel

A atuação da Procuradoria-Geral do Estado de Santa Catarina (PGE/SC) impede que uma grande empresa do setor de papel se creditasse indevidamente de ICMS. A decisão foi proferida no dia 26 de março pelo Grupo de Câmaras de Direito Público, ao julgar uma ação rescisória movida pela empresa. O resultado manteve o entendimento anterior do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) e evitou um prejuízo bilionário aos cofres públicos estaduais, já que os lucros da companhia superaram R$ 2 bilhões apenas em 2024.

A empresa, com sede em São Paulo e fábrica na Serra Catarinense, buscava se creditar do ICMS relativo à compra de itens como telas, feltros, facas, discos e ácidos — usados no processo de produção de papel. Para a empresa, esses materiais participariam da fabricação do produto final, o que justificaria o crédito.

Contudo, a PGE defendeu que esses insumos não se incorporam ao produto final nem são consumidos de forma imediata no processo produtivo, o que inviabiliza o direito ao crédito. Segundo o procurador Luiz Dagoberto Brião, que fez a sustentação oral, “o ICMS permite crédito apenas quando há circulação da mercadoria”, citando o entendimento do STF no Tema 633.

A tentativa da empresa de reverter a decisão anterior via ação rescisória foi interpretada pela PGE como um desrespeito à segurança jurídica, já que o tema havia sido julgado de forma definitiva. Atuaram no caso os procuradores Bárbara Thomaselli, Fernando Filgueiras, Rogério de Luca e Luiz Dagoberto Brião.

A decisão reforça o entendimento de que apenas insumos que se incorporam ao produto final ou se consomem integralmente geram direito a crédito de ICMS.

Perguntas frequentes

O ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) é um dos tributos mais complexos e relevantes para empresas de diferentes setores. Entender suas nuances e saber como aplicá-lo corretamente pode impactar diretamente a saúde financeira do seu negócio. Neste FAQ, respondemos às perguntas mais frequentes relacionadas ao ICMS, abordando temas como revisão de impostos, consultoria especializada, e formas de otimizar a gestão tributária.

Nosso objetivo é ajudar empresas a evitar erros fiscais, recuperar créditos e garantir o pleno cumprimento das obrigações legais. Se você tem dúvidas sobre como o ICMS pode afetar sua empresa ou como a revisão pode gerar economia, aqui você encontrará respostas claras e objetivas.

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A revisão do ICMS é um processo de análise detalhada das operações fiscais, como a verificação da correta aplicação das alíquotas, a utilização de benefícios fiscais (isenções e reduções de base de cálculo), além de constatar se o imposto foi calculado e pago corretamente. É de suma importância para evitar penalidades, recuperar créditos perdidos e garantir o cumprimento da legislação do ICMS vigente.

Um consultor especializado em ICMS possui conhecimento técnico sobre a legislação do ICMS, garantindo uma análise precisa das operações fiscais. Isso permite identificar oportunidades de economia tributária, correção de possíveis falhas e recuperação de créditos. Além disso, a consultoria reduz o risco de autuações fiscais e oferece segurança para as operações da empresa.

Todas as empresas com faturamento superior a 10 milhões no último exercício financeiro e que recolham ICMS são passíveis da realização da revisão do ICMS, com exceção as empresas enquadradas no regime do Simples Nacional – SN ou Microempreendedor Individual – MEI.

No modelo de trabalho no êxito, a remuneração do prestador do serviço é baseada nos resultados alcançados. Ou seja, o pagamento dos honorários só ocorre se houver economia fiscal ou recuperação de créditos para a empresa, assegurando um alinhamento de interesses entre ambas as partes.

Não, a apresentação do relatório preliminar não obriga o Solicitante a contratar os serviços da Prestadora.

O prazo pode variar de acordo com a complexidade das operações e o volume de documentos a serem analisados, mas, em média, a revisão preliminar do ICMS será concluída em aproximadamente 15 dias.

Todos os dados enviados são tratados com total confidencialidade e protegidos por contrato de sigilo. Utilizamos o protocolo HTTPS para garantir que a comunicação entre o seu navegador e o nosso servidor seja segura e que as informações não possam ser interceptadas por terceiros. Além disso, adotamos controles de acesso rigorosos e armazenamento temporário dos arquivos apenas durante o período de análise, garantindo que informações sensíveis sejam excluídas assim que o processo é concluído.

A revisão geralmente envolve as seguintes etapas: coleta de arquivos, análise das operações, identificação de oportunidades de recuperação ou de possíveis inconformidades, e apresentação de um relatório final com recomendações.

Caso seja identificado a possibilidade de recuperação do imposto, o próximo passo é a assinatura de um contrato formal para então a Prestadora levantar os dados fiscais dos últimos cinco anos da Solicitante e alinhar com a contabilidade o lançamento do crédito em conta gráfica da empresa.

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