O Paraná se destaca como o estado com a menor carga tributária para empresas do Simples Nacional, oferecendo uma alíquota efetiva média de 2,39% no ICMS – abaixo da média nacional de 2,81%. Esse cenário favorece a abertura de novos negócios, gera empregos e impulsiona a economia local.

De acordo com um levantamento da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), o Paraná oferece incentivos fiscais adicionais ao Simples Nacional. Atualmente, mais de 300 mil empresas no estado são optantes desse regime.
Uma das principais vantagens é a isenção total do ICMS para negócios com faturamento de até R$ 360 mil ao ano, beneficiando cerca de 190 mil empresas. Além disso, para empresas que superam esse faturamento, o imposto só é cobrado sobre o valor excedente, semelhante à tabela do Imposto de Renda. Essa política, exclusiva do Paraná, beneficia mais de 88 mil empresas.
Esses incentivos fazem com que a redução do ICMS no estado alcance 22%, mais que o dobro do desconto oferecido pelo Rio de Janeiro (9,9%). Comparado a São Paulo e Santa Catarina, que seguem apenas as regras do Simples Nacional sem incentivos extras, o Paraná se destaca como um ambiente mais favorável para pequenos negócios.
Os reflexos desse cenário são evidentes: somente em janeiro de 2025, 19.225 novas empresas foram abertas no estado, um crescimento de 66% em relação ao mesmo período de 2024. Além disso, o Paraná é o segundo estado mais rápido do Brasil para abertura de empresas, com tempo médio de 8 horas e 55