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Sefaz-AL altera ICMS de celulares e chips

17/02/2025

STF reafirma entendimento sobre não incidência de ICMS na transferência de bens do mesmo contribuinte

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06/02/2025

Reforma Tributária:Sefaz-CE leva discute sobre o IBS

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13/01/2025

O Governo de Goiás aprovou a Lei que concede benefício fiscal para biogás e biometano

Maranhão Aumenta ICMS para 23% e Reduz Tributação da Cesta Básica

Com a aprovação da Lei 12.426/2024, o Maranhão ajustou a alíquota média do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de 22% para 23%, a partir de 23 de fevereiro de 2025. A mudança afeta produtos que anteriormente eram tributados com 22%, cumprindo os princípios da anterioridade e o prazo de 90 dias antes da vigência.

A Secretaria de Estado da Fazenda do Maranhão (SEFAZ-MA) alerta as empresas contribuintes do ICMS para atualizarem seus sistemas de emissão de notas fiscais. Isso é necessário para evitar problemas na circulação de mercadorias devido à revogação da alíquota de 22%.

Por outro lado, a Lei 12.426/2024 trouxe uma redução para 8% na carga tributária do ICMS sobre a cesta básica, beneficiando o consumidor com preços menores em itens essenciais como arroz, feijão, leite, pão e outros produtos alimentícios e de higiene. Antes da mudança, a alíquota era de 12% até dezembro de 2022 e foi reduzida para 10% em 2023, chegando agora a 8% – uma queda de 33,33% desde 2022.

A lei também incluiu novos produtos para o adicional de 2% ao Fundo Maranhense de Combate à Pobreza e instituiu a Taxa de Controle Ambiental (TFO) para atividades de exploração de ouro.

Perguntas frequentes

O ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) é um dos tributos mais complexos e relevantes para empresas de diferentes setores. Entender suas nuances e saber como aplicá-lo corretamente pode impactar diretamente a saúde financeira do seu negócio. Neste FAQ, respondemos às perguntas mais frequentes relacionadas ao ICMS, abordando temas como revisão de impostos, consultoria especializada, e formas de otimizar a gestão tributária.

Nosso objetivo é ajudar empresas a evitar erros fiscais, recuperar créditos e garantir o pleno cumprimento das obrigações legais. Se você tem dúvidas sobre como o ICMS pode afetar sua empresa ou como a revisão pode gerar economia, aqui você encontrará respostas claras e objetivas.

Fale conosco

A revisão do ICMS é um processo de análise detalhada das operações fiscais, como a verificação da correta aplicação das alíquotas, a utilização de benefícios fiscais (isenções e reduções de base de cálculo), além de constatar se o imposto foi calculado e pago corretamente. É de suma importância para evitar penalidades, recuperar créditos perdidos e garantir o cumprimento da legislação do ICMS vigente.

Um consultor especializado em ICMS possui conhecimento técnico sobre a legislação do ICMS, garantindo uma análise precisa das operações fiscais. Isso permite identificar oportunidades de economia tributária, correção de possíveis falhas e recuperação de créditos. Além disso, a consultoria reduz o risco de autuações fiscais e oferece segurança para as operações da empresa.

Todas as empresas com faturamento superior a 10 milhões no último exercício financeiro e que recolham ICMS são passíveis da realização da revisão do ICMS, com exceção as empresas enquadradas no regime do Simples Nacional – SN ou Microempreendedor Individual – MEI.

No modelo de trabalho no êxito, a remuneração do prestador do serviço é baseada nos resultados alcançados. Ou seja, o pagamento dos honorários só ocorre se houver economia fiscal ou recuperação de créditos para a empresa, assegurando um alinhamento de interesses entre ambas as partes.

Não, a apresentação do relatório preliminar não obriga o Solicitante a contratar os serviços da Prestadora.

O prazo pode variar de acordo com a complexidade das operações e o volume de documentos a serem analisados, mas, em média, a revisão preliminar do ICMS será concluída em aproximadamente 15 dias.

Todos os dados enviados são tratados com total confidencialidade e protegidos por contrato de sigilo. Utilizamos o protocolo HTTPS para garantir que a comunicação entre o seu navegador e o nosso servidor seja segura e que as informações não possam ser interceptadas por terceiros. Além disso, adotamos controles de acesso rigorosos e armazenamento temporário dos arquivos apenas durante o período de análise, garantindo que informações sensíveis sejam excluídas assim que o processo é concluído.

A revisão geralmente envolve as seguintes etapas: coleta de arquivos, análise das operações, identificação de oportunidades de recuperação ou de possíveis inconformidades, e apresentação de um relatório final com recomendações.

Caso seja identificado a possibilidade de recuperação do imposto, o próximo passo é a assinatura de um contrato formal para então a Prestadora levantar os dados fiscais dos últimos cinco anos da Solicitante e alinhar com a contabilidade o lançamento do crédito em conta gráfica da empresa.

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