Governo de SC republica amanhã o Índice de Participação dos Municípios
Governo de SC republica amanhã o Índice de Participação dos Municípios



A Secretaria de Estado da Fazenda republica no Diário Oficial desta sexta-feira, dia 20 , o Índice de Participação dos Municípios (IPM) de Campos Novos, Celso Ramos, Anita Garibaldi e Abdon Batista. A modificação dos percentuais de participação no repasse de ICMS para o ano de 2014 atende à decisão judicial da 2ª Vara Civel de Campos Novos, que acatou o pedido de liminar da prefeitura de Campos Novos. O município contesta a divisão do Valor Adicionado gerado pela Usina Campos Novos Energia entre as cidades que têm área alagada da hidrelétrica.

Durante os julgamentos da divisão do IPM, a Fazenda aplicou a lei estadual 13.249, de 2004, que prevê a divisão de Valor Adicionado, como é chamado o movimento econômico do município. No entanto, no início de dezembro, o Supremo Tribunal Federal considerou esta lei inconstitucional. Fundamentado pela decisão do STF, o município de Campos Novos moveu ação pedindo a revisão dos índices. O Estado não vai contestar a decisão judicial. Entendemos que ela cabe aos municípios envolvidos nesta questão, afirma Ari Pritsch, assessor de Assuntos Tributários da SEF.

Com a republicação do IPM, Campos Novos aumentou sua participação no repasse do ICMS para 2014, enquanto Celso Ramos, Anita Garibaldi e Abdon Batista tiveram queda em seus índices em relação à divulgação feita pela SEF no último dia 4 de dezembro (veja tabela abaixo). A mudança também alterou o ranking dos municípios cujos índices mais cresceram em relação ao IPM aplicado em 2013. Antes liderado por Celso Ramos (38%) e Abdon Batista (31,9%), agora é encabeçado por Vidal Ramos (29,4%) e Palhoça (18,9%).


fonte : economiasc.com.br
by Soluções